segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Olodum é a estrela mais linda da Bahia - Celebração dos 30 anos

O Olodum é a estrela mais linda da Bahia, A estrela mais forte do nosso povo, o nome da Rosa, a instituição que tem o nome do criador, do inominado, daquele que criou as estrelas, o sol, a mulher, o homem, a África. O Olodum foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco
 e de forma organizada. Foram seus fundadores: Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz, Francisco Carlos Souza Almeida. Porem, muitas pessoas ajudou a erguer esta força, esta luz, dos guetos negros do Maciel Pelourinho até os dias de hoje. Conquistamos o mundo que conhecemos, O Olodum esteve em todos os continentes, fizemos protestos e manifestações, lutamos pela dignidade humana.

Enfrentamos e vencemos gente outrora poderosa, com conceitos antigos, elites de todo os tipos, e vencemos com as nossas idéias e  atrevimento social de protagonistas das nossas ansiedades. Contamos paras as pessoas, as coisas mais simples dos três tempos, o passado, o presente e o futuro. O bloco afro Olodum deu a Bahia, as cores, verde, vermelho, amarelo e preto, e o som dos tambores da liberdade, a percussão do Samba Reggae, um arco íris de solidariedade, demos a Bahia, o Egito negro, vingamos Lampião, Maria Bonita, Corisco e Dada. Cantamos o amor às mulheres, e as grandes paixões. Exaltamos as mulheres de todas as épocas,  A mais bela de todos os tempos a Rainha Nefertiti, a Rainha Makeda de Axun, a Rainha Ranavalona II. 
A musicalidade africana, toda ela calcada na percussão, originou ritmos como o Ijexá, o Samba, o Alujá, o Reggae, o Forró e outros. A fusão destes vários ritmos, sob a influência do Samba-reggae
 originou a música do Olodum que, com criatividade ao utilizar estes elementos têm influenciado inúmeras bandas, grupos, artistas nacionais e internacionais a exemplo de Jimmy Cliff, Paul Simon, Sadao Watanabe e Herbiee Hanncok, Zig Marley, Inner Circle, Koko Dembele, Alpha Blondy, Paul Simon, Michael Jackson, Wayne Short, , Zig Marley, Salif Keita, The Wailleres, Inner Circle, Spike Lee, Ziggy Marley.e várias bandas do carnaval baiano. A Banda Olodum através da participação de seus diretores em eventos internacionais, já se fez presente em 31 paises do mundo. Nestes países, oportunamente, apresentou-se nas principais cidades. Nesta trajetória inúmeras parcerias foram firmadas com pessoas e organizações internacionais que atuam na esfera da luta anti-racista e da defesa dos direitos humanos como a Anistia Internacional.
O trabalho que o Bloco afro Olodum vem realizando há 29 anos tem resultados significativos. Hoje, centenas de músicos estão profissionalizadas, a música popular produzida na Bahia é reconhecida nacional e internacionalmente, centenas de adolescentes estão capacitados em percussão e informática cultural, milhares de pessoas do mundo inteiro freqüentam o Maciel/Pelourinho, não só pela beleza arquitetônica mas também para conhecer o trabalho cultural que o Olodum  desenvolve. Além da mudança no aspecto físico, o nosso trabalho, contribuiu para criar novos espaços culturais, possibilitando, assim a geração de renda através da economia da cultura e dos empregos diretos e indiretos que estas atividades geram no Centro Histórico de Salvador. 

As pessoas do Olodum se sentem nascidas com a energia da Revolta dos Búzios de 1798, não desistem, lutam, sonham, com a igualdade, não morrem nunca, voltam sempre com os mesmos ideais de liberdade e fraternidade, são os netos das revoluções africanas, pan africanistas, sedutores revolucionários. Um bloco de carnaval composto por homens, mulheres, negros, mestiços, brancos, de todo tipo de gente da Bahia. O Olodum agora vai caminhar em direção as estrelas, voltar para casa, com o povo Dogons. O Povo das Estrelas. Em 2009, Celebraremos 30 anos da instituição política cultural mais singular dos afro brasileiros. 

O Olodum da Bahia. A estrela mais linda do nosso povo. A Rosa negra da Bahia, o Trem da Historia, O sol da Meia noite, o Manifesto pela paz. Que Olodumaré nos ajude a concluir nossa missão de luta pela Liberdade, igualdade, fraternidade, 

João Jorge
Advogado, Mestre em Direito na UNB 

Presidente do Olodum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando no Egito... Gizé