terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Verão Olodum 2012

RELEASE
                   
Verão Olodum 2012
pastedGraphic.pdf
“Energia mais que luz, Lua, agua e o sol
A mão do Olodum abençoou Ode lIê...”
Lula Barbosa
Com o tema do verão 2011/2012 Energia da música brasileira e do carnaval Vale dos Reis, As Sete Portas da Energia, o Olodum, que completa 32 anos de muito samba-reggae e cidadania, iniciou a temporada da estação mais quente do ano com a tradicional Terça do Olodum, festa que é realizada na Praça Tereza Batista – Pelourinho há 22 anos e seduz baianos e turistas. O primeiro show aconteceu no dia 29 de novembro com participação de Jammil, É o Tchan, Timbalada e Daniela Mercury. Já a segunda noite do projeto, foi no dia 27 de dezembro, com participação de Alinne Rosa, da banda Cheiro de Amor, e que marcou a última terça-feira do ano. 
Conhecida do público como a terça mais famosa do mundo e que sempre homenageia diferentes ritmos da música brasileira, a exemplo do brega, rock, sertanejo, samba, axé, forró e reggae, abriu os festejos de 2012 no dia 3 de janeiro e contou com nada mais nada menos, que a presença do Ilê Aiyê no palco e ainda a banda Filhos de Jorge – grupo que já é sucesso em Salvador desde o verão passado. Na programação, a próxima Terça do Olodum será realizada no dia 14 de fevereiro para comemorar a chegada do carnaval e encerrar o período de ensaios. 
Mas as novidades não param por aí. A banda que é liderada atualmente por Lucas di Fiori, Nadjane Souza e Mateus Vidal apresenta a canção de trabalho Várias Queixas, composta por Narcizinho, Afro Jhow e Germano Meneguel. Além disso, lidera os domingos com os ensaios do bloco Olodum. Intitulado de domingos musicais – música e cultura, os shows acontecem quinzenalmente na Praça Pedro Arcanjo.
O Olodum também traz no seu currículo o projeto bairro a bairro. Ou seja, shows que são realizados em bairros populares da cidade, como Liberdade, Pirajá, Cosme de Farias, dentre outros. Além disso, a banda também participa de ensaios de verão de outros artistas, lavagens populares como a do Senhor do Bonfim, a festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro, o Festival de Verão Salvador – um carnaval antecipado na cidade e viagens internacionais.
O grupo do Pelourinho é destaque também por ser o primeiro bloco afro a possuir site na internet e fazer parte de redes sociais. Hoje, está inserido no orkut, facebook e twitter. Possui blog, vários vídeos no youtube e uma TV digital. A TV Web Olodum, que é produzida pelos alunos da Escola Olodum em parceria com a Prodeb, existe há dois anos e tem como objetivo transmitir vídeos sobre todas as novidades do grupo através do site (www.olodum.com.br). 
Femadum – O Festival de Músicas e Artes Olodum é mais uma atração do grupo Olodum e é considerado o maior evento musical afro nacional organizado por uma entidade civil da Bahia e que durante os últimos vinte e nove anos contou com a presença de aproximadamente 100 mil pessoas. O evento acontece todos os anos no mês de janeiro na praça principal do Pelourinho e é aberto ao público. Este ano, faz homenagem ao músico Leandro Lehart e traz como tema ‘A Energia da música percussiva’. Com o objetivo de homenagear os novos estilos da música afro-brasileira, já contou com grandes nomes como Jimmy Cliff, Linton K. Johnson, Gal Costa, Sandra de Sá, Roberto Ribeiro, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Lazzo, Margareth Menezes, Xangai, o ex-Embaixador de Angola Sr. Francisco Romão, o Ministro da Cultura Dr. Aluísio Pimenta, Pierre Verger, Caetano Veloso, o Ministro da Cultura Francisco Weffort, Mãe Estela do Terreiro Axé Opo Afonjá, o senador Abdias Nascimento e o presidente do SOS Racismo Sr. Harlem Desir da França, dentre outros.
Carnaval – Depois de homenagens a diversos países africanos e saudar os meios de comunicação da Bahia e do mundo com o tema ‘Tambores, Papirros e Twitter’, misturando interatividade, tecnologia, cultura, música e arte, agora apresenta Vale dos Reis - As Sete Portas da Energia.  
O tema foi escolhido porque o Vale dos Reis é uma das portas da energia solar e interespacial aqui na terra, localizado na África, precisamente no Egito, e é uma morada de importantes Faraós da antiguidade. Sua história se constitui num feixe de luz, um centro vital de energia para os dias de hoje, raiz iniciativa do culto dos eguns, dos voduns, orixás e inquises, centro de adoração para as estrelas e daquela mais perto de todos nós, o sol, da via láctea. O Vale dos Reis é também um sinal para compreender todas as fontes de energia que usamos até hoje e de como estas podem ajudar a viver melhor. 
Temas passados do Carnaval do Olodum
1980 - Olodum na Sexta- feira 
1981– Festa para o Rei de Oyo – Nigéria  
1982– Guiné Bissau
1983– O Bloco não desfilou
1984 – Tanzania 
1985 - Moçambique
1986 - Cuba
1987 - O Egito dos Faraós
1988 - Madagascar
1989 - Núbia, Axum Etiópia
1990 - Do deserto do Saara ao Nordeste Brasileiro
1991 - Da Atlântida a Bahia, o Mar é o Caminho
1992 - Índia os Caminho da Fé
1993 - Os tesouros de Tuthankamom  ( Faraó  do Egito antigo ) 
1994 - O Tropicalismo – o Movimento, um reencontro com a Bahia, com o Brasil e as culturas dos povos dos trópicos
1995 - Os Filhos do Sol (em homenagem ao astro rei de todas as raças)
1996 - Os Filhos do Mar –Em Homenagem aos Pescadores da Bahia e da África 
1997 - Roma Negra – Os gladiadores da Negritude 
1998 - A Revolta dos Búzios, 200 anos da Rota da Liberdade
1999 - Os Filhos do Fogo – Uma Homenagem a Xangô 
2000 - Do Egito a Bahia, o Caminho da Eternidade  - Ramsés II
2001 - África, Ásia, Brasil os Três Mundos
2002 - A Nova Tenda dos Milagres
2003 - “A Lenda do Arco-Íris”
2004 – Tuaregues – Guerreiros do deserto africano 
2005 – O casal Solar – Akhenaton e Nefertiti – O Monoteísmo africano
2006   Angola a Patria Mae de Milhoes de Brasileiros
2007 Marrocos . O país dos sentidos 
2008  África do Sul Futebol e Paixão. A origem da vida
2009  Dogons o povo das estrelas 
2010  Índia Brasil África do Sul – A Terceira visão.
2011 Tambores, Papiros, Twiter – A História da Escrita 
2012  O Vale dos Reis - As sete portas da energia.
Nestas apresentações, já contou com a participação de diversas celebridades como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jimmy Cliff, o presidente Lula (Luis Inácio da Silva), o atual governador da Bahia Jacques Wagner, o Senador Aloísio Mercadante, Margareth Menezes, Daouda Dione, Regina Cazé, Sílvia Buarque de Holanda, Vera Holtz, Guilherme Leme e muitas outras.
História – O grupo surgiu numa brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979, entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo. 
A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental - SOF.
O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente. 
As cores que representam a banda também não foram escolhidas ao acaso. Todas juntas formam a base do Pan-Africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África. O verde, as florestas equatoriais da África. O vermelho, o sangue da raça negra. O amarelo, o ouro da África (maior produtor mundial). O preto, o orgulho da aça negra. O branco, a paz mundial. 
A banda já percorreu países como França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia, Canadá, Japão, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Senegal e Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa, Coréia e Senegal.
Já encantou artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Conquistou títulos como de Torcida Oficial da Copa do Mundo e os percussionistas já estiveram em duas aberturas de jogos mundiais.
Banda Olodum - A banda Olodum foi criada há 24 anos para animar os foliões do carnaval baiano. Em 1987, estreou no mercado musical com o lançamento do seu primeiro álbum Egito Madagascar, disco consagrado pelo sucesso da musica “Faraó”. Este LP foi importante para despertar para o Pelourinho o olhar de personalidades da música mundial, fascinadas pelo ritmo do Olodum. 
Paul Simon foi o primeiro a incluir o Olodum na música e no clipe “The Obvious Child” em 1990. Muitas outras personalidades da musica mundial, como Michael Jackson, Jimmy Cliff e Ziggy Marley, também se identificaram com a Banda e tiveram a oportunidade de conhecer o samba –reggae criado pelo Maestro Neguinho do Samba e compositores do Olodum.
Atuando no Brasil e no mundo, em parceria com grandes astros da música internacional, nos tornamos mundialmente famosos por conquistar com o Samba-Reggae platéias exigentes e numerosas como a do show no Central Park com Paul Simon (750 mil pessoas), ou ainda como no carnaval de North Hill Gate (2 milhões de pessoas, na Inglaterra), cativados por uma musicalidade provocante e diferenciada.

Composta por 19 músicos (10 percussionistas, 3 cantores e 6 músicos de harmonia), a musica do Olodum já esteve em 37 países do mundo, em milhares de cidades, sempre levando alegria e alto astral para mais de 20 milhões de pessoas em toda sua carreira.  
É também um importante instrumento na luta contra o preconceito e discriminação racial e, através do seu exemplo de sucesso, valoriza e incentiva a auto-estima do povo negro e suas comunidades. É o exemplo de um Brasil que dá certo e é positivo. Com dois DVDs, onze CD’s gravados no Brasil, 04 no exterior, e mais de 05 milhões de cópias vendidas, o Olodum é uma banda de grandes sucessos que, a cada ano, se integram a um novo show para percorrer o Brasil e o mundo.
Em 2011 apresentaram ao mundo o show “Povo das Estrelas” através de um tour mundial, que já esteve na África do Sul e EUA e seguiu os cinco continentes, celebrando os 32 anos de Samba-Reggae, através de canções como Faraó, Protesto do Olodum, Rosa, Dogons, Requebra, I miss Her, Guia Olodum, entre outros grandes sucessos compõem junto com as canções inéditas e de grandes artistas brasileiros, um show contagiante, atual e sempre contemporâneo!
Bloco Olodum - O bloco Olodum com sua Banda de show e através da participação de seus diretores em eventos internacionais, já se fez presente na França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, África do Sul, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia Ilha da Reunião, Canadá, Japão, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Senegal e Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa e Coréia. 
Nestes países, oportunamente, apresentou-se em Paris, Londres, Berlim, Barcelona, Manchester, Liverpool, New York, Los Angeles, Chicago, Miami, Denver, San Francisco, San Diego, Bruxelas, Antuérpia, Pau, Hannover, Hamburgo, Colônia, Saint Denis, Copenhague, Oslo, Buenos Aires, Santiago, Tóquio, Roma, Amsterdã, Lisboa, Cesaria, Barsa e Seul, Montreux, Lion, Sidney, Zurique, Milano, Durban, Joanesburgo, Caiena.
Nesta trajetória inúmeras parcerias foram firmadas, com celebridades como Jimmy Cliff, Paul Simon, Michael Jackson, Sadao Watanabe, Wayne Short, Herbiee Hanncok, Zig Marley e Koko Dembele. Salif Keita, The Wailleres, Inner Circle, Koko Dembele, Spike Lee, Ziggy Marley,Andrew Tosh e Julian Marley. São parcerias musicais e parcerias com organizações internacionais que atuam na luta anti-racista e da defesa dos direitos humanos como a Anistia Internacional.
Outros - Comemorações dos 80 anos da ANC e nos 50 anos da OXFAM. As copas do Mundo de Futebol em 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 em três ocasiões como banda convidada pela Fifa. Destes eventos já participaram vários grupos artísticos baianos, particularmente aqueles vinculados à cultura negra, artistas e personalidades de renome internacional como:
  1. Jimmy Cliff, Jamaica
  2. Linton K. Johnson. Jamaica
  3. Mutabaruka  Jamaica 
  4. Pierre Verger  França
  5. Paul Simon,  Estados Unidos 
  6. Sadao Watanabe  Japão Coréia
  7. Herbiee Hanncok, Estados Unidos da America
  8. Zigg Marley  Jamaica
  9. Inner Circle Jamaica
  10. Koko Dembele,  Mali
  11. Alpha Blondy  Costa do Marfim
  12. Matisyahu Estados Unidos da América
  13. Salif Keita  Mali
  14. Peter Gabriel  Inglaterra 
  15. Bonga  Angola
  16. Yuri da Cunha  Angola 
  17. U – Roy Jamaica 
  18. Wayne Short,  Estados Unidos da America 
  19. The Wailleres,  Jamaica
  20. Yossur Noddour Senegal
  21. Irmãos Almeida Angola
  22. Spike Lee, Estados Unidos da America
  23. Nelson Mandela - África do Sul
  24. Desmond Tutu - África do Sul
  25. Kofi Anani - Ghana
  26. Harlen Desir - França
  27. M.K Fera - Madagascar 
  28. WIZA – Angola
  29. Felipe Mukenka – Angola
  30. Tiesco – Holanda
  31. Soweto Kinch – Inglaterra
  32. Tambores de Burundi – Burundi
  33. Andrew Tosh - Jamaica
  34. Julian Marley - Jamaica
Nacionais 
  1. Gal Costa, 
  2. Sandra de Sá, 
  3. Roberto Ribeiro, 
  4. Luiz Melodia, 
  5. Gilbrto Gil, 
  6. Lazzo, 
  7. Margareth Menezes, 
  8. Xangai, 
  9. Geronimo
  10. Caetano Veloso, 
  11. Zezé Motta 
  12. Beth  Carvalho
  13. , Rapin Hood
  14. Leci Brandão, 
  15. Simone, 
  16. Milton Nascimento
  17. Nei Matogrosso
  18. Leci Brandão 
  19. Paralamas do Sucesso
  20. Orquestra Sinfônica Brasileira
  21. Daniela Mercury
  22. Cidade Negra
  23. Ivete Sangalo
  24. Chiclete com Banana
  25. Afro reggae 
  26. Armandinho
  27. Missinho
  28. Jauperi
  29. Pierre Onassis
  30. Gabriel – O pensador
  31. Charlie Brow – Chorão
  32. Claudia Leite
  33. Adao Negro
  34. Seu Jorge
  35. Diamba
[AGENDA]
Janeiro de 2012
Dia 3 – Terça do Olodum 
Dia 5 - Ara Ketu e Olodum na praça Pedro Arcanjo - A partir das 20 horas.
Dia 8 - Olodum bairro a bairro 2012 - Pirajá - Quilombo do Urubu. 13 hs.
Dia 12 - Lavagem do Bomfim. Cortejo da Liberdade - Ilê - Aiyê.
Dia 14 - Participação do Olodum no ensaio do Ilê - Aiyê.
Dia 15 - Domingos Musicais - Ensaio do Bloco Olodum - Largo Pedro Arcanjo
Dias 21,22 - Festival de Musicas e Artes Olodum 2012.  Femadum - Pelourinho  
Tema: A Energia da musica percussiva.
Dia 28 - Banda Olodum no Festival de Verão 2012.

Fevereiro de 2012
Dia 12 - Ensaio geral para o carnaval 2012.
Dia 14 - Pré Carnaval Olodum 2012.
Mais informações a imprensa:
Laboratório da Notícia
3272 4263
Fernanda Matos – 71 9979 7240
Lidiane Nascimento – 71 9913 3272
Facebook: Laboratório da Noticia
Twitter: @laboratoriodanoticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando no Egito... Gizé