quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Magary Lord - Black Semba - No Festival de Músicas e Artes Olodum 2012

pastedGraphic.pdf
O semba de Angola, o samba do Recôncavo, a Black Music de todas as vertentes e um tanto de dendê deram tempero ao Black Semba. A música baiana que se espalhou pela cidade e revelou o novo som de Salvador.
O ritmo nasceu de um caldeirão com ingredientes de sons de matrizes africanas, numa alquimia orquestrada pelas mãos de um percussionista por excelência. Foi batucando lata, como tantos meninos da periferia de Salvador, que Francisco Pereira Chagas, 35 anos, desde cedo percebeu que tinha na música uma trilha a seguir. A caminhada pela estrada do som o trouxeram até aqui para nos apresentar a renovação da música popular produzida na Bahia. 
Foi na adolescência que ele ganhou o apelido de Magary, inspirado no terrível MacGaren, personagem do ator japonês Junichi Haruta na série de TV Jaspion, nos anos 80.  O sobrenome Lord foi dado pelo pai e tem a ver com a elegância dos nobres britânicos. 
Dessa mistura nasceu Magary Lord, que virou nome artístico desse músico de talento inventivo e que através de uma profusão de sonoridades afro-brasileiras, misturada a influências de outras células musicais criou um ritmo vibrante e que transforma suas apresentações em uma explosão de alegria.
Décimo primeiro filho de uma prole de doze, Magary sempre foi hipnotizado pela música e nesse transe transformava seu caderno da escola em pandeiro e as panelas da cozinha numa prateada bateria. Da lage de casa, no bairro de Brotas, não resistia aos batuques estridentes que saiam das caixas dos trios elétricos, que ensaiavam na Avenida Ogunjá, antes de serem seguidos pela multidão nos circuitos do carnaval de Salvador. 
Mas, foi a partir do aperfeiçoamento adquirido na Oficina de Investigação Musical do mestre da percussão Bira Reis, no Pelourinho, que Magary Lord se sentiu preparado pra bater tambor e convocar a massa. O primeiro grupo que formou tocava samba partido alto e foi batizado de “Caldo da Iaiá”, para homenagear uma tia incentivadora. Em seguida criou a banda Válvula D’Scape e começou sua peregrinação musical pelos bares do Pelourinho e por outros espaços de música alternativa.
 Já como “Magary Lord Black Semba” e ao lado do guitarrista Fábio Alcântara, parceiro em muitas canções, deu início a uma série de apresentações nos palcos do Sankofa African Bar, no Centro Histórico e no Tarrafa Bar, no Rio Vermelho, formando um público fiel, cheio de malemolência, suingue e atitude.
Nessa trajetória dois discos registram as músicas preferidas do público. O primeiro recebeu o título de “Magary Black Semba Bahia”, gravado em 2007. Já o segundo, lançado em 2011, ganhou o nome de “Escutando Magary”.
Quando ainda tocava com o grupo de samba, Magary conheceu o cantor e compositor carioca Seu Jorge, que logo se tornou parceiro e além de gravar no DVD “América Brasil”, a música “Pessoal Particular”, que fizeram juntos com Peu Meurray e Leonardo Reis, já anunciou que gravará “Mudança”, outra canção de Magary. 
Assim como Seu Jorge, o líder da banda Eva, Saulo Fernandes é outro entusiasta da carreira de Magary Lord, de quem gravou seu atual sucesso “Circulou” e a parceria deles em “A Casa Amarela”, ao lado de Ivete Sangalo e Xuxa Meneghel. 
Com Saulo, Peu Meurray, Fábio Alcântara, Leonardo Reis e Emerson Taquari formaram o projeto “Cabeça de Nós Todos” e faziam releituras de sucessos da MPB.
Em setembro, nasceu a parceria de Magary Lord e a empresa 8Bisz, uma agência de Marketing Promocional e Produção de Eventos que tem o jeito da Bahia e a força do Nordeste. Uma agência que conhece as peculiaridades deste mercado e formada a partir da união do Grupo EVA, que entende como ninguém o ritmo de nossa gente, da Licia Fabio Produções de Eventos, sinônimo de grandes e inesquecíveis realizações e da empresária Pagana Carvalho, profissional com larga experiência na área de entretenimento.
O artista, que acaba de gravar seu DVD de estreia no Teatro Vila Velha, em Salvador, foi uma das principais atrações do tradicional réveillon do Farol da Barra que reuniu mais de 500 mil pessoas. 
Nos seus concorridos ensaios de verão já participaram, entre os convidados especiais, artistas como Luiz Caldas e Caetano Veloso “Que noite maravilhosa! Curti muito, dancei bastante e estou feliz em ver essa renovação da música baiana conduzida com essa vibração toda. Eu estava curioso pra conhecer o som de Magary. Aliás, o nome dele lembra uma expressão italiana que quer dizer: tomara que, quem sabe se, se Deus quiser!” disse Caetano. 
Já Luiz Caldas, o criador da axé music declarou “Fico feliz em ver essa renovação da música baiana. Magary, além de um excelente percussionista tem se revelado um inspirado compositor e intérprete. É lindo ver essa empolgação do público cantando suas músicas,”
Magary Lord é também atração confirmada no Festival de Verão 2012 e apresentará no Carnaval de Salvador o Trio Elétrico Black Semba. 
Com toda essa efervescência, tudo indica que este será o Verão do Black Semba e é chegada a hora e a vez de Magary Lord, o maestro de uma música solar que tem feito o público balançar com sua diversidade sonora e carregada de vibrações positivas. 
WEB
Twitter: @MagaryLord
Facebook: http://www.facebook.com/magarylord

Assessoria de Comunicação:
Jorge Thadeu (71) 8788-4535
jorgethadeu@gmail.com
imprensayeba@8bisz.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando no Egito... Gizé