domingo, 24 de fevereiro de 2013

Olodum apresenta tema para o Carnaval de 2014 O povo Ashanti - O Trono Dourado - a Rainha Mãe Yaa Asentewaa


Olodum apresenta tema para o Carnaval de 2014

O povo Ashanti - O Trono Dourado - a Rainha Mãe Yaa Asantewaa ’ será o tema representado pelo bloco afro Olodum durante os três dias de desfile no Carnaval de Salvador

O Carnaval acabou, mais o Olodum já começa a organizar sua programação para o próximo ano. O grupo do Pelourinho, conhecido internacionalmente pelo som dos seus tambores, apresenta para a festa em 2014 - O povo Ashanti - O Trono Dourado -  a Rainha Mãe Yaa Asentewaa, fazendo uma referência a história do metal ouro desde os tempos imemorias e a Costa do Ouro e um dos seus povos mais espectaculares os Ashanti.

No carnaval 2014 vamos conhecer a história de um menino Rei, que recebe um trono dourado do céu e de uma rainha mãe na luta por seu povo e seus simbolos.  No colorido dos abadás do bloco, um passeio pela cultura e arte de um povo que foi tão importante na história antiga e atual da africanidade. Os Ashanti ou Asante são um importante grupo étnico do Gana. Eles foram um poderoso povo, militarista, e altamente disciplinado da África Ocidental. A antiga Ashanti migrou das imediações da região noroeste do Rio Níger após a queda do Império Gana, em 1200. Para alguns a suas origens estao nos Etíopes e Egípcios e a fuga de sacerdotes de conflitos religiosos.

O Olodum desfila durante três dias do Carnaval de Salvador (sexta, domingo e terça) e sempre foi destaque na avenida por reverenciar os povos africanos. Mas, o bloco também já saudou os meios de comunicação da Bahia e do mundo com o tema Tambores, Papirros e Twitter, em 2012 trouxe o Vale dos Reis - As Sete Portas da Energia, e este ano o Samba, futebol, alegria - As raízes do Brasil, fazendo um passeio pelas contradições e encontros do Brasil moderno, ponte imaginária entre o Semba e o Samba e as cidades escolas do carnaval.

História do Olodum – Surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo. 
A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental - SOF. 
O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente. 
Já encantou artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Conquistou títulos como de Torcida Oficial da Copa do Mundo e os percussionistas já estiveram em duas aberturas de jogos mundiais.

Laboratório da Notícia
Fernanda Matos 
Tel.: 71 3272 4263

Lidiane Nascimento – 71 9913 3272
Facebook: Laboratório da Noticia
Twitter: @laboratoriodanoticia










Nenhum comentário:

Postar um comentário

A nossa musica para o mundo. Samba Reggae. Banda Olodum. 1987 - 2017 Um LP histórico e atual.

Em 30 dias, comemoraremos os 30 anos do primeiro disco de Samba Reggae do Mundo. O clássico Egito Madagascar lançado na praia da Boca do ...