terça-feira, 4 de setembro de 2012

Líderes da Revolta dos Búzios são entronizados no Panteão da Pátria, como heróis nacionais

Líderes da Revolta dos Búzios são entronizados no Panteão da Pátria, como heróis nacionais



Os heróis da Revolta dos Búzios serão homenageados em cerimônia de entronização no Panteão da Pátria, em Brasília, nesta terça-feira, 04 de setembro, às 17h. A solenidade é promovida pela Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. Fruto do projeto de lei 5.819/2009, de autoria do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) e sugerido pelo Grupo Cultural Olodum, a Lei 12.391, que elevou os heróis dos Búzios à Heróis da Pátria, foi sancionada em março de 2011 pela presidenta da República, Dilma Rousseff.



A Lei determina a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta dos Búzios - Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga, Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento - no Livro dos Heróis Nacionais, conhecido como o “Livro de Aço do Brasil”. Os quatro novos heróis negros brasileiros se juntam a Zumbi dos Palmares.



“A luta dos que sonhavam com uma república de igualdade e com o fim da escravidão, no século 18, em Salvador, inspirados pela Revolução Francesa, recebe, com esta Lei, uma demonstração de reconhecimento da sua importância para a nação. Esta é mais uma vitória para o povo negro. Precisamos sempre exaltar esses que são os verdadeiros heróis da nossa nação”, afirmou o deputado Luiz Alberto.



História...



Os soldados Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens e os alfaiates Manoel Faustino e João de Deus foram enforcados e esquartejados como revoltosos em 12 de agosto de 1798.



A Revolta dos Búzios, também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, reuniu a população negra que sonhava e lutava pela implantação de uma República democrática e pelo fim da escravidão.



“O legado da Revolta dos Búzios, assim como de outras revoltas organizadas e levadas adiante por africanos, negros livres, forros e libertos é, indiscutivelmente, o da liberdade, ainda que na diáspora forçada. A inspiração que nos deixaram é a coragem para lutar mesmo que tudo esteja contra as nossas aspirações”, refletiu o parlamentar.




Assessoria de Comunicação
Jornalistas Responsáveis
Naiara Leite - DRT 2823
Carlos Eduardo Freitas - DRT 3350
71 3450-1364
www.deputadoluizalberto.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando no Egito... Gizé