EGITO MADAGASCAR
1987
Este disco é dedicado a comunidade do Maciel – Pelourinho, á todas as pessoas que lutam contra o racismo, aos nossos ancestrais dos Quilombos e da Revolta dos Búzios, e á Dona Benedita Evangelista de Melo.
Grupo Cultural Olodum
The Best of Olodum Pela Vida.
OLODUM NÚBIA AXUM ETIÓPIA
1988
Este disco é dedicado a Nelson Mandela, ao Movimento Negro Brasileiro, ao povo do Maciel – Pelourinho, á socialista Etiópia, á força e á luz do rastafarianismo, a João Rodrigues da Silva, á nossa luta contra o racismo no mundo e contra o Apartheid, pela paz munhdial, e contra todas as formas de guerra.
Grupo Cultural Olodum.
DO NORDESTE DO SAARA
AO NORDESTE BRASILEIRO
1989
Este disco é dedicado a liberdade total de Nelsom Mandela, ao povo do Nordeste do Brasil, aos povosTuaregues-woobade do Saara, á dona Alice dos Santos Silva conselheira-yalorixá-mãe, e a Martins Lopes Santos conselheiro-babalorixá.
Á todas as crianças do mundo Olodum, aos filhos de seus diretores, conselheiros e associados. Á nossa querida Banda Olodum Mirim o futuro real da esperança, que é o fenômeno chamado por todo o povo de Olodumaré.
João Jorge.
A MÚSICA DO OLODUM
1992
Em nome de Deus, o misericordioso, nós dedicamos este disco ao povo do Marciel-Pelourinho, á luta contra o racismo e pela paz mundial, ao mestre Neguinho do Samba, cantores, compositores, aos conselheiros, diretores e associados do Olodum, e aos fantásticos músicos da Banda Olodum.
Longa vida ás idéias positivas de justiça social e igualdade dos sonhos de Malcolm X, para os negros das Américas, e de todo o mundo.
João Jorge
O MOVIMENTO
1994
Um dia em uma época não muito próspera, esses jovens aprendizes acreditavam que podia fazer algo de muito importante pela arte, pela cultura, pela sociedade, enfim, por nossa história.
O movimento sela com chave de ouro a seqüência de um trabalho de dez anos, dos quatorze já completados pelo Grupo Olodum, tempos nos quais essa gente aprendiz tirou da esperança, do amor, e da fé, a força do sucesso desse trabalho, hoje reconhecido unanimemente.
Este disco é dedicado ao movimento dos sons, do Big Bang, dos ritmos, ao movimento dos quilombos dos Palmares, da paixão da crença e da fé em Olodumaré, em Alá, em Shiva, em Jeová.... Deus, ao Movimento cibernético das estações de Radio, das antenas das iaôs, dos Terreiros de Candoblé com suas parábolas de olho no futuro.
Vida longa para todos que acreditam em tudo aquilo que fazem.
A REBELIÃO OLODUM
O passado, o presente e o futuro, somos nós....
João Jorge e Euzébio Cardoso
SOL E MAR
Ao vivo em Montreux Jazz Festival 1995
Este disco é dedicado as areias do deserto de Saara e aos seus povos, que um dia ergueram a civilização Africana do Egito, na qual somos herdeiros na Bahia.
Dedicamos também aos filhos e filhas, para que continuem a historia da musica de rua e do carnaval, e ao calor do sol da Bahia, do Pelourinho, nossa terra, nossa mãe. E que os ventos ligeiros dos Tupinambás tragam para nós a paz e a esperança que queremos para todos os povos do mundo!
O nosso muito obrigado a todos que tem nos ajudado a sobreviver no planeta Terra. Nós temos fé em Olodumaré, o nosso Deus em Yorubá....
João Jorge
ROMA NEGRA
1996
Este disco é dedicado aos homens e mulheres das Romãs Negras que existem em todo o mundo, e as sociedade ricas e próspera onde a grande parte do povo luta por cidadania e igualdade.
Assim sendo, o Olodum sonha em dar continuidade a saga de Esparcatus, de Zumbi e da Revolta dos Malés, conquistar a liberade através da poesia musical dos sons dos tambores da Mãe África, a mais esplendorosa de todas as Romas, a cidade do Salvador.
João Jorge
LIBERDADE
1997
Este disco é dedicado ao movimento das marés, ao calor dos ventos ligeiro e aos diretores do Olodum: Nego, Cristina, Petú, Lazinho, Euzébio e Tom, pelas suas contribuições á historia do Olodum. Saudamos com esta musica a heróica resistência dos mensageiros da liberdade da Revolta dos Búzios (1798), e a os povos que tem lutado por liberdade, igualdade e fraternidade.
Que Olodumaré. Nos proteja e nos oriente no caminho da paz e do amor.
João Jorge
2003
Este disco é dedicado ao povo Pataxó, nação guerreira primeira do Brasil Esperança, ao brilho do Arco-Íres pelo seu esplendor, á Seleção Brasileira de Fetebol pela brilhante Vitória, a Galvão Bueno e Wanda Chase, pelo Inestimável apoio á nossa luta e permanente causa da igualdade e liberdade no Brasil.
João Jorge
CD 25 ANOS DE SAMBA REGGAE
2005
Este CD é dedicado ao Egito negro dos faraós, a Akhaenaton e Nefertiti, a Abdias Nascimento e Elisa Nascimento, a João Rodrigues da Silva, e Alice dos Santos Silva. A todos os Homens e Mulheres que vivem um grande amor, superaram as diferenças, e sonharam com a igualdade e um mundo justo.
Aos 25 anos, o Olodum é jovem com o coração de estudantes e as responsabilidade de um faraó na condução da luta contra o racismo. Com esta cações pretendemos unir o passado ao presente caminhando para o futuro.
Que o sol ilumine nossos caminhos na longa estrada da vida;
Que a barca de Osíris e Íris nos conduza ao topo do Kilimanjaro com as forças dos ventos ligeiros;
Que Yemanjá nos de força e garra para com os cheiros das marés da Bahia;
Que possamos cumprir nosso destino escrito a 10 mil anos.
“A Revolução de Aton”
Nenhum comentário:
Postar um comentário